A Grécia é tida como o berço da civilização ocidental. Mas os gregos herdaram muito da cultura dos povos da Mesopotâmia, Fenícia, Egito e outros povos antigos. Entretanto, os gregos assimilaram bem a cultura dos povos antigos e a desenvolveram a patamares muito superiores, especialmente na Matemática, Astronomia, Arquitetura, Filosofia, Teatro, História e Geografia.
Por volta de 5000 aC, povos do Oriente Médio migraram para as ilhas gregas. Entre cerca de 3.000 aC e cerca de 1100 aC, floresceu a Civilização Minoica, em Creta e outras ilhas gregas. Por volta de 1620 aC, houve a erupção de Santorini.
Nos séculos seguintes a 1600 aC, as ilhas gregas foram dominadas pela Civilização Micênica. Por volta de 1250 aC, deu-se a Guerra de Troia.
O período áureo da hegemonia grega ocorreu no século 5 aC, sob o governo de Péricles, quando o Partenon de Atenas foi erguido. Com Alexandre, o Grande, da Macedônia, a cultura helênica expandiu-se pela Pérsia, Índia, Egito e a maior parte da região do Mediterrâneo.
Seguiu-se o domínio romano. Em 380, o Imperador Teodósio tornou o Cristianismo uma religião oficial do Império Romano e, anos depois, proibiu os Jogos Olímpicos, que eram realizados há mais de mil anos. Com a divisão do Império Romano, no final do século 4, a Grécia tornou-se parte do Império Romano do Oriente, chamado depois de Império Bizantino. No século 15, a Grécia era parte do Império Otomano, que conquistou Constantinopla. A independência ocorreu em 1829.
Em 1967, um golpe de estado estabeleceu uma ditadura militar e o rei foi forçado a deixar o País. Em 1974, eleições democráticas estabeleceram uma república parlamentar. Em 1981, a Grécia tornou-se membro da Comunidade Europeia.
Em 2009, a Grécia entrou em uma crise econômica e, no ano seguinte, precisou de um acordo com instituições financeiras internacionais para empréstimos. Esse resgate econômico requereu reformas administrativas e saneamento financeiro do País. A Grécia começou a dar sinais de recuperação em 2018.
Mais: Geografia, Mitologia e Cristianismo na Grécia ►
A Morte de Sócrates, pintura de Jacques-Louis David (1787). Sócrates (470-399 aC) é considerado, por muitos, o pai da filosofia ética e moral. Não deixou obra escrita por ele mesmo que seja conhecida e preferiu ser condenado à morte a abdicar de seus princípios. Seus ensinamentos, entretanto, perduram até hoje.
Alexandre, o Grande (mosaico em Pompeia). Alexandre, pupilo de Aristóteles, nasceu em Pela, antiga capital da Macedônia, em 356 aC. Foi um dos maiores conquistadores e estrategistas militares da história.
Péricles fala para os atenienses com a Acrópole, ao fundo (Publisher J. C. Winston Company).
O Rapto de Helena, óleo sobre tela do artista baiano José Theófilo de Jesus (1758-1847), acervo do Museu de Arte da Bahia. A Guerra de Troia é um dos eventos mais lembrados da história da Grécia.
◄ Grécia
Copyright © Guia Geográfico - Europa |