Antiga Yugoslávia

O antigo reino dos sérvios, croatas e eslovenos, que existiu no início do século 19, nos Bálcãs, recebeu o nome de Reino da Yugoslávia (Kraljevina Jugoslavija), em 1929. Esse nome significa "terra dos eslavos do sul". Parte desse território integrou o antigo Império Austro-Húngaro (1867-1918).

Era uma região de grandes conflitos até que Josip Broz Tito uniu o País em uma ditadura comunista, em 1946. Tito dividiu a Yugoslávia em seis repúblicas: Croácia, Montenegro, Sérvia, Eslovênia, Bósnia e Herzegovina, e Macedônia. A república da Sérvia incluía duas províncias autônomas: Kosovo e Vojvodna.

A capital da Yugoslávia era Belgrado, atual capital da Sérvia.

Após a queda do Muro de Berlim, a união esfacelou-se. Em 1991, Eslovênia, Croácia e Macedônia declararam independência. Kosovo, Bósnia e Herzegovina separaram-se após guerras civis.

Em 2003, Sérvia e Montenegro eram as duas últimas nações unidas sob o nome Yugoslávia. Naquele ano, o nome do País passou a ser Sérvia e Montenegro.

Em 3 de junho de 2006, em plena Copa do Mundo de Futebol, quando as duas nações estavam unidas no mesmo time, Montenegro declarou sua separação da Sérvia.

 

Mapas Europa

 

Yugoslavia

 

Mapa Servia

 

Mapa Bosnia

 

Mapa Iugoslavia

 

Europa

 

Europa Oriental

 

Império Austro-Húngaro

 

Mapa Macedonia

 

Mapa Montenegro

 

Kosovo mapa

 

Mapa Eslovenia

 

Mapa Croacia

 

Mapas historicos Europa

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Mapas Europa em português. Iugoslavia, Carnice, Foca e Mostar. Konjic, Prozor e Duvno. Bosniac Croat Federation. Tarcin, Sokolac and Vares.

 

Bósnia

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Mapas históricos europeus.

Antigas repúblicas da Iugoslávia, região dos Bálcãs e Mar Adriático

 

Europa Mapas, Viagem