Moldova

 

 

 

 

Europa

 

Moldova é um país no sudeste da Europa, parte da região histórica da Moldávia. É uma das nações mais pobres da Europa. São 3,4 milhões de habitantes (2018). Chisinau é a capital e a maior cidade.

Mapa MoldaviaA Moldávia atual compreende uma grande parte da metade oriental do principado histórico de Moldávia. O território da Moldávia foi dividido em 1812, quando o Império Otomano assumiu o controle de todas as terras a oeste do rio Prut e a Rússia assumiu o controle do resto. O governo russo deu o nome de Bessarábia para o território sob seu controle, para a distingui-lo do território vizinho controlado pelos otomanos. Em 1918, a Bessarábia tornou-se independente e, em seguida, uniu-se à Romênia. Tropas soviéticas ocuparam a Bessarábia em 1940. Quando a União Soviética entrou em colapso em 1991, a República tornou-se o país independente de Moldova. O restante do principado histórico da Moldávia é agora parte da Romênia e da Ucrânia.

Nota: A língua oficial no País é o romeno, uma língua românica. O País ocupa um território que é, historicamente, chamado de Moldávia, na língua portuguesa. Mas, ao entrar na ONU, o País recomendou, aos demais membros, adotar o nome Moldova.

Mais: Mapa de Moldova

 

Mosteiro de Capriana

 

Vila de Tipova, um mosteiro formado por cavernas em Moldova (foto UNDP Moldova).

 

Imagens Moldova

 

 

Viagem Europa

 

 

 

 

Moldova

 

 

Moldova Monastery

 

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Europa Turismo

 

 

Moldova

 

Moldova

 

Divulgação