Atenas

 

A cidade de Atenas (Athínai, em grego moderno e Athenai, em grego antigo) era um dos mais importantes centros culturais do mundo antigo. Considerada o berço da civilização ocidental. Atingiu seu período áureo no século 5 aC sob o governo de Péricles.

O nome da cidade homenageia Atena, deusa da sabedoria, das ciências e das artes. Atena corresponde à deusa Minerva dos romanos.

Em 1938, tornou-se a capital da República Helênica (atual Grécia), sendo também a maior cidade grega. Foi sede dos Jogos Olímpicos modernos por 2 vezes: 1896 e 2004.

 

Vista da cidade de Atenas com o Monte Licabeto, ao fundo.

 

Socrates

 

Grécia

 

A Torre dos Ventos em Atenas (embaixo), também conhecida como Horologion de Andrônicos, astrônomo grego. Erguida por volta de 100-50 aC para medir o tempo. É uma estrutura de mármore octogonal com 12,8 m de altura.

 

Porto de Pireu (Piraeus) em Atenas.

 

 

Partenon, marco da arquitetura grega clássica. Acrópole

 

Sócrates em frente à atual Academia de Atenas (Apolo, ao fundo). Sócrates (c. 470-399 aC) morreu pelos seus ideais e não deixou obra escrita por ele mesmo. Seus discípulos encarregaram-se da difusão de sua grandiosa obra.

O termo academia refere-se originalmente à antiga escola filosófica de Platão, discípulo de Sócrates e mestre de Aristóteles.

 

Colosso de Rodes

 

Mapa de Atenas

 

Ruínas da Grecia

 

Odeon de Herodes Atticus, erguido em 161 aC para cerca de 6 mil espectadores. O terceiro anfiteatro construído em Atenas, depois do Odeon de Péricles e de Agripa.

 

 

 

Atenas

 

Historia Grecia

 

Grécia

 

 

 

Grecia Turismo

 

Copyright © Guia Geográfico - Atenas, Grécia.

 

Acropolis Grecia

 

Atenas

 

Porto Atenas