História das Olimpíadas

 

Os Jogos Olímpicos antigos, as Olimpíadas, eram realizados em Olímpia, na Grécia, a cada quatro anos, como parte de um festival religioso, em homenagem a Zeus, o rei dos deuses gregos. Os antigos gregos atribuíam aos deuses a realização do primeiros Jogos. Além das Olimpíadas, jogos esportivos também eram realizados em outras cidades, como Delfos, Roma e Alexandria.

A primeira competição esportiva registrada foi uma corrida, em 776 aC, na cidade de Olímpia. A prova, chamada de "stadium", tinha cerca de 200 metros e o vencedor foi Coroebus. Acredita-se, entretanto, que as competições esportivas na Grécia são bem mais antigas.

Durante as competições, era declarada uma trégua das hostilidades entre as cidades gregas para a realização dos Jogos. Todos os cidadãos gregos (homens livres) podiam participar. Competidores também vinham de outras partes, como da Anatólia (na atual Turquia).

Em 380 da Era Cristã, imperador romano Teodósio tornou o Cristianismo uma religião oficial do Império. Por volta do ano 400, Teodósio proibiu todos os "jogos pagãos". Foi o fim dos Jogos Olímpicos da Antiguidade.

Os Jogos Olímpicos Modernos tiveram início em Atenas, em 1896. A Cidade voltou a sediar os Jogos, em 2004. A Cidade de Olímpia abriga, hoje, um museu arqueológico. Existem vestígios de antigas instalações onde eram realizadas as competições, como o hipódromo e o estádio.

 

 

Corredores olímpicos representados em um antigo vaso grego (cerca de 525 aC).

 

Grécia

 

Grécia

 

Historia Grecia

 

Olimpiadas Antiguidade

 

Colosso de Rodes

 

Grecia Turismo

 

Mitologia grega

 

Copyright © Guia Geográfico - Europa Turismo

 

Jogos Antigos