Mar Negro

 

O Mar Negro é um grande corpo de água entre Europa e Ásia. Tem ligação com o Mar de Mármara, através do Estreito de Bósforo, e com o Mar de Azov, ao norte, através do Estreito de Kerch. Banha seis países: Rússia, Ucrânia, Turquia, Bulgária, Romênia e Geórgia. Sua largura máxima é de 1.175 km, sua superfície é de 422 km² e sua maior profundidade é de cerca de 2.210 metros.

Era chamado de Ponto Euxino, pelos antigos gregos, numa referência que pode ser entendida como "mar inóspito". Os turcos o chamam de Karadenız, que pode ser traduzido como Mar Negro.

O Mar Negro tem imensa importância econômica, especialmente pela conexão entre os portos dos seis países banhados. A maior cidade na área é Istambul, capital da Turquia, no Estreito de Bósforo. Grandes rios europeus deságuam aqui, como o Danúbio, o Dniestre e o Dniepre.

 

Mar Negro

 

 

Imagem Europa Mediterraneo

 

Bulgaria mapa

 

 

Europa

 

 

Turquia mapa

 

Europa Oriental

 

Porto de Odessa, na Ucrânia, um dos mais importantes do Mar Negro. Sua história remonta à colonização dos gregos na Antiguidade. Desde, então, tem grande importância na região.

 

Mar Negro Diogo Homem

 

Caucaso

 

Mapas Europa

 

Porto Odessa

 

 

 

Mar Negro

 

Copyright © Guia Geográfico - Geografia da Europa

 

Europa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Divulgação