Dados da Holanda

 

A Holanda (Nederlanden) é uma moderna nação industrializada, grande exportadora de produtos agrícolas, membro fundador da União Européia e da união monetária que adota o euro.

Seu governo é uma monarquia constitucional parlamentarista, com sede em Haia (Haag). A capital, contudo, é Amsterdam. A segunda maior cidade é Rotterdam.

Desde 2010, o Reino da Holanda (Koninkrijk der Nederlanden) é constituído por quatro países: Holanda, Aruba, St. Maarten e Curaçao. As Antilhas Holandesas deixaram de existir como região dependente. Bonaire, Saba, e St. Eustatius tornaram-se municípios especiais da Holanda.

A Holanda é dividida em 12 províncias: Drenthe, Flevoland, Fryslan, Gelderland, Groningen, Limburg, Noord-Brabant, Noord-Holland Overijssel, Utrecht, Zeeland e Zuid-Holland.

O País tem 41 mil km² de área e 451 km de costa no Mar do Norte.  Em seu relevo predominam as terras baixas, com alguns morros no sudoeste. Cerca de 26% das terras holandesas estão abaixo do nível do mar. Um sistema de diques, terras drenadas e represas equilibram o fluxo das águas.

O ponto mais elevado da Holanda continental é Vaalserberg, com apenas 322 m de altitude.

O clima é principalmente temperado marítimo. A temperatura média no verão fica em torno de 17°C e, no inverno, 3°C.

O País tem cerca de 17 milhões de habitantes (2012). A língua principal é o holandês (Dutch), mas existem outras línguas e dialetos, como o frísio, o baixo alemão ocidental e o limburguês. A maioria dos holandeses falam bem o inglês e muitos falam alemão.

Mais: Convenções de Haia e sites oficiais da Família Real e do Governo da Holanda►

 

 

Cerimônia real em Haia, no Het Binnenhof, centro político da Holanda.

 

Prédios em Rotterdam, a segunda maior cidade holandesa.

 

Mapa Europa

 

 

Haia Holanda

 

História Holanda

 

Haia

 

Melhores Sites

 

Mapa Holanda
Roterdam

 

Holanda

 

Copyright © Guia Geográfico - Países Europeus

 

 

© ANP

 

 

 

 

Dados da Holanda

 

 

Holanda Turismo

 

Bandeira Holanda