Convenções e Conferências de Haia

 

Haia tem sido um local histórico de conferências e discussões jurídicas internacionais. Vários acordos e convenções foram assinados na cidade. É a sede da Corte Internacional de Justiça da ONU e abriga o Palácio da Paz.

Haia foi, por exemplo, o local de um tratado entre Portugal e Holanda, em 1661, pondo fim às invasões holandesas no Brasil.

 

Salão da Conferência de Paz de 1907, em Haia.

 

 

Haia é também a sede da HccH (Convenção de Direito Internacional Privado de Haia), uma organização intergovernamental para cooperação em assuntos civis e comerciais. Possui mais de 120 países membros, incluindo o Brasil. A primeira reunião foi realizada em 1893 e tornou-se uma instituição permanente em 1955. Com o tempo, suas convenções transformaram-se em referências jurídicas internacionais.

Em 1907, Haia abrigou a Segunda Conferência Internacional de Paz, quando as nações esforçavam-se para evitar uma guerra mundial, o que acabou acontecendo em 1914.

Mais: Direitos Humanos

 

O Palácio Binnenhof foi a sede da Conferência de Paz de 1907, da qual participou Ruy Barbosa. O jurista baiano foi considerado na época o Águia de Haia. Naquele ano, Ruy Barbosa foi nomeado embaixador extraordinário para participar da Segunda Conferência Internacional de Paz em Haia. Foi a maior assembleia diplomática internacional, até então.

O Courrier de la Conferénce de la Paix, publicado em Haia, considerou Ruy Barbosa uma enciclopédia, eleito um dos sete sábios da Conferência. Com seu impecável estilo retórico, Ruy defendeu, por exemplo, o princípio da igualdade jurídica dos estados soberanos na organização de tribunais internacionais, indo contra os projetos que defendiam uma hierarquia entre nações. Seus discursos receberam grandes aplausos.

O jornalista inglês William Stead observou: "The two greatest personal forces in the Conference were Baron Marschall von Bieberstein of Germany and Dr. Barbosa of Brazil. Nevertheless, of the two men, Dr. Barbosa counted for more than Baron Marschall when the Conference ended".

 

Haia

 

Paz Haia

 

Mapa Haia

 

Conferencia Haia

 

Mapa Holanda

 

Holanda

 

Copyright © Guia Geográfico - Holanda, Haya, Hague, Haag, Haye

 

Convenções e Conferências de Haia

 

Holanda Turismo